Aprenda a jogar Curling – Conheça todas as regras

O curling é um esporte de origem escocesa do século do século XVI. Disseminou-se pelo mundo através de imigrações e hoje é de grande popularidade em países como o Canadá. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. É o esporte principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como os Jogos Olímpicos de Inverno ou o Campeonato Mundial de Curling.

Tudo sobre como jogar Curling.

 

Cada equipe conta com quatro jogadores. Para uma partida de curling, usam-se objetos redondos denominados pedras e uma vassoura. O objetivo principal do jogo é lançar a pedra por uma pista de forma que ela pare no centro de um alvo ou no ponto mais próximo possível. A vassoura, por sua vez, é usada por outro jogador da equipe, e tem a função de varrer o gelo da pista a fim de que o atrito entre o chão e a pedra seja diminuído e haja maior e melhor deslocamento dessa.

A estrutura do curling

  • A pista para a prática de curling é feita de gelo e tem dimensões de 45,72 x 5 metros. Ao fim da pista, há três linhas paralelas: A linha de fundo, que delimita o espaço da pista, a chamada tee line, que atravessa o alvo em seu centro, e a chamada hog line, que está localizada há 6,4 metros da tee line.
  • As pedras são objetos circulares, semelhantes e discos de grande espessura com uma alça, que será usada durante seu lançamento para o alvo.
  • Cada equipe deve ter quatro jogadores. Todos eles devem lançar a pedra. Durante um lançamento, o capitão permanece próximo ao centro do alvo e outro jogador ficar encarregado de lançar o objeto, enquanto cabe aos outros dois a função de varrer o gelo, a fim de diminuir o atrito entre o chão e a pedra.

As regras do curling

  1. Uma partida é dividida em 10 ends. O end é uma forma de divisão semelhante ao set do tênis. Um end corresponde ao lançamento da pedra duas vezes por cada um dos jogadores da equipe.
  2. Ao lançar a pedra, pretende-se alcançar o centro do alvo localizado ao fim da pista, centro esse denominado button.
  3. A equipe que conseguir aproximar mais do centro, ganha o end. A pontuação adquirida por ela, entretanto, é variável, de acordo com o número de pedras colocadas na região delimitada ao redor. Caso os jogadores tenham conseguido colocar a pedra dentro do limite estabelecido uma única vez, ganham 1 ponto. Caso tenham conseguido 2, 3 ou 4vezes, ganham, respectivamente, 2, 3 e 4 pontos.
  4. Em caso de empate ao final do décimo end, disputa-se mais um end. Por outro lado, após o sexto end é possível determinar um time vencedor, caso haja grande disparidade entre as pontuações.
Gostou? Então compartilhe: