Aprenda a jogar Polo – Conheça as regras do Polo (esporte)

O polo, também chamado de polo equestre, é um esporte de origem asiática. Acredita-se que tenha surgido na região da atual China, séculos antes de Cristo. É praticado, em sua grande maioria, por homens em espaços abertos, com o chão coberto por um gramado. É disputado por duas equipes, cada uma com quatro jogadores. Todos eles devem estar montados sobre um cavalo. O objetivo desse jogo consiste na marcação de pontos, que é feita ao golpear a bola, fazendo com que ela atravesse a trave. As regras desse jogo têm certa semelhança com as do futebol e outros esportes de quadra.

Tudo sobre as regras do Polo Equestre

Os objetos usados são um bastão feito de bambu e uma bola pequena, bem como certos equipamentos de hipismo, como capacetes, para garantir a segurança e a integridade física dos competidores. A entidade a nível global responsável pela promoção e fiscalização de jogos é a FIP, Federação Internacional de Polo. Esse esporte já fez parte dos Jogos Olímpicos. Entretanto, foi retirado, devido ao custo do transporte e aos cuidados exigidos com os animais.

As posições no polo

Os quatro jogadores de cada uma das equipes são numerados de acordo com a posição que cada um deles ocupa no campo. As posições de campo no polo podem ser:

  1. Atacante
  2. Atacante
  3. Meio de campo
  4. Defesa

A estrutura e as regras do polo

  • Cada partida tem duração de menos de uma hora. Esse tempo é dividido em períodos denominados chukkas. Cada chukka tem 7 minutos e meio de duração e entre um chukka e outro, há um intervalo de 3 minutos. O número deles em uma partida é variável, sendo em média de 4 a 6.
  • Um campo adequado para uma partida de polo deve ter dimensões de 275 x 180 metros.
  • Os cavalos devem ter altura entre 1,52 e 1,60 metros e devem ser trocados a cada dois chukkas.
  • Uma partida de polo é fiscalizada por dois árbitros montados e cavalo e um que deve permanecer fora do campo.
  • A cada gol marcado, as equipes devem trocar de campo, e consequentemente de baliza, entre si. Essa medida é imposta a fim de evitar que um dos times possa ser beneficiado por condições geográficas.
  • Os jogadores de polo recebem classificações, assim como é feito em esportes como o tênis. Essa classificação é feita de acordo com seu desempenho ao longo de uma temporada de jogos. Essas classificações são denominadas handicaps e podem variar de -2 a 10. Um jogador de handicap -2 é considerado iniciante, enquanto um jogador de handicap 10 é considerado um profissional perfeito.
  • A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais gols ao final do último chukka.
Gostou? Então compartilhe: