Atletismo: regras, modalidades, corrida, arremessos e regras

O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. Fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos, criados pelos gregos, em 776 a.C. O atletismo consiste, basicamente, em um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral em corridas, saltos e lançamentos. Cada uma das três possui certas subdivisões.

Todas as modalidades do Atletismo.

 

O atletismo pode ser praticado por homens, bem como pode também ser praticado por mulheres. Grande parte de suas modalidades são praticadas em quadras fechadas, com exceção, por exemplo, de maratonas, que costumam ser executadas em meios urbanos públicos. Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. A entidade responsável pela manutenção das regras e pelos eventos de âmbito internacional é a IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo. No Brasil, esse papel é exercido pela CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo.

Corrida

Essa modalidade pode ser subdidivida em:

  • Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
  • Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
  • Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
  • Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
  • Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto.
  • Maratona: É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.

Salto

Essa modalidade tem como subdivisões:

  • Salto em altura: Também conhecido como salto vertical. Nessa modalidade, o atleta deve correr por uma pista uma distância mínima de 20 metros e, com o auxílio de uma vara, deve saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta. O vencedor é aquele que conseguir dar o maior deles.
  • Salto em distância: Também conhecido como salto horizontal. Nesse tipo de salto, o atleta deve correr em uma pista por aproximadamente 40 metros e, em seguida, realizar um salto. Esse salto, deve ser feito antes de uma marca estabelecida. O vencedor é aquele que conseguir alcançar a maior distância na areia.

Lançamento

Os lançamentos podem ser de martelo, de peso, de disco ou de dardo. As massas dos objetos em questão são variáveis, de acordo com o gênero do competidor. Em geral, os lançamentos são feitos no interior das pistas de corrida. Os vencedores, obviamente, são os competidores que mais se aproximarem do alvo determinado ou que conseguirem fazer os respectivos objetos alcançarem a maior distância.

Gostou? Então compartilhe: