Como se joga Rugby: regras, posições e curiosidades

O Rugby, ou rúgbi, é um esporte de origem inglesa do século XIX. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, mas é jogado, em sua maioria, por homens. A quadra de rugby pode ser tanto aberta quanto fechada.

É um esporte conhecido por ser de extrema interação física e apresenta grandes semelhanças com o futebol. O objeto usado para a prática de rugby é uma bola oval, porém, também é importante que os jogadres usem equipamentos de segurança, tais como chuteiras, ombreiras, boqueiras e capacetes denominados scrum caps.

Normalmente, as equipes de rugby apresentam 15 jogadores em campo e 7 jogadores reserva. Um dos eventos de maiores âmbitos do esporte em questão é a Copa do Mundo de Rugby e o objetivo principal do jogo é a marcação de pontos, que consiste em levar a bola até determinada área do campo adversário, atrás da chamada linha do gol, e tocá-la no chão.

Jogar rugby: regras oficiais

 

A instituição responsável pela regulação das regras do esporte e da organização e fiscalização dos eventos de grande âmbito é a IFRB, International Rugby Football Board.

As posições do rugby

As posições do rugby se dividem entre aqueles que ocupam regiões nas linhas avanças e aqueles que ocupam regiões nas linhas atrasadas. Os primeiros são numerados e 1 a 8 e os segundos, de 9 a 15.

  1. Pilar fechado (Loosehead prop em inglês)
  2. Talonador (Hooker em inglês)
  3. Pilar aberto (Tighthead prop em inglês)
  4. Segunda linha (Second row em inglês)
  5. Segunda linha (Second row em inglês)
  6. Asa cego (Blindside flanker em inglês)
  7. Asa aberto (Openside flanker em inglês)
  8. Oitavo (Number 8 em inglês)
  9. Meio scrum (Scrum half em inglês)
  10. Abertura (Fly-half em inglês)
  11. Ponta esquerdo (Left wing em inglês)
  12. Primeiro centro (Inside centre em inglês)
  13. Segundo centro (Outside centre em inglês)
  14. Ponta direito (Right wing em inglês)
  15. Zagueiro (Fullback em inglês)

As regras do rugby

  • Cada partida de rugby tem duração de 80 minutos, sendo esses divididos em dois tempos de 40 minutos, excluindo prorrogações e outros prolongamentos.
  • No jogo de rugby há três ou quatro árbitros. Entretanto, cabe apenas um conduzir o jogo.
  • Só é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás. Para conduzir a bola para frente, os jogadores devem usar apenas os pés.
  • É permitido agarrar o jogador que tem a posse da bola para roubá-la. Esse golpe é chamado tackle.
  • É permitido que dois ou mais jogadores se unam para bloquear o jogador adversário que tenha a posse da bola e tomá-la. Essa tática é chamada de maul.
  • As formas de se cobrar penalidades são: o punt, que consiste em um chute para frente, o scrum, que consiste no confronto entre os jogadores de ambas as linhas avançadas, o run, que consiste na corrida com a bola, e o pênalti.
  • No rugby, existem dois tipos de cartões: o amarelo, que expulsa o jogador por 10 minutos, e o vermelho, que expulsa o jogador definitivamente da partida.
  • A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais pontos.
Gostou? Então compartilhe: