Conheça todas as regras para jogar futebol

O futebol é um esporte de origem inglesa do século XIX. É considerado o esporte mais popular do mundo. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas e, embora seja mais praticado por homens, também é praticado por mulheres.

O futebol é uma modalidade muito comum em muitos eventos de âmbito internacional, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Além disso, há muitos torneios de futebol pelo mundo, sendo alguns dos principais a Copa do Mundo FIFA, a Eurocopa ou Campeonato Europeu de Futebol e a Copa Libertadores da América. É disputado por duas equipes, cada uma com 11 jogadores.

Conheça todas as regras do futebol

 

O objeto usado é uma bola e o objetivo principal do esporte é a marcação de pontos, que consiste em fazer a bola atravessar a trave adversária, encontrada na extremidade do campo. A instituição internacional responsável pela organização e fiscalização de eventos, bem como a regulação e manutenção das regras do esporte é a FIFA, Federação Internacional de Futebol.

O campo de futebol

  • Arco-penal: Delimitada por uma meia circunferência. Determina a distância a que os jogadores não envolvidos em penalidades devem permanecer durante a cobrança de falta.
  • Área de meta: Também conhecida como pequena área. Determina os limites da cobrança de tiros-de-meta e de tiros-livres indiretos.
  • Área penal: Também conhecida como grande área. Determina o espaço em que é permitido ao goleiro usar as mãos para defender a bola.
  • Linha Lateral: Delimita o espaço do campo. Caso a bola ultrapasse essa linha, deve ser marcada a falta e deve haver a cobrança de lateral.
  • Linha de Meta: Também conhecida como linha de fundo. Delimita o espaço do campo. Quando ultrapassada sem passar pelo gol, é marcada a falta e é cobrado o escanteio ou o tiro-de-meta.
  • Círculo Central: Delimita o espaço do toque inicial da bola.
  • Ponto Central: É uma marca, no centro do círculo central, onde a bola deverá ficar para receber o primeiro toque.
  • Linha de meio-campo: Divide o campo ao meio, delimitando as áreas de cada equipe.
  • Tiro penal: Também conhecida como marca do pênalti. Determina a distância para a cobrança de pênaltis.

As regras do futebol

  1. Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois tempos de 45 minutos cada.
  2. O jogo é supervisionado por um árbitro.
  3. É proibido o uso das mãos para o manejo da bola. Podem, entretanto, serem usados os pés, as pernas, o tronco e a cabeça.
  4. Para evitar que os jogadores do time adversário fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre ele a linha de fundo adversária.
  5. O vencedor da partida é aquele que conseguir fazer o maior número de gols.
  6. Em caso de desempate, podem ser feitas duas prorrogações de 15 minutos ao final dos tempos.
  7. Quando um jogador comete faltas, ele pode receber um cartão amarelo ou um cartão vermelho. Se receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho em uma partida, ele é expulso do jogo
  8. Caso um jogador execute alguma agressão física sobre um adversário, o juiz deve marcar pênalti a favor do time adversário.
  9. Quando a bola sai do campo pela linha de fundo, é cobrado escanteio se o último jogador a tocá-la estava na defensiva, e é cobrado tiro de meta se o último jogador a tocá-la estava no ataque. Nesse caso, o escanteio é a favor do time atacante e o tiro de meta, a favor do time da defensiva.
Gostou? Então compartilhe: