Esporte Canoagem: regras, slalom, velocidade, remo e modalidades

A canoagem é um esporte de origem nativa norte-americana, sendo integrada aos Jogos Olímpicos como modalidade no século XX. Pode ser praticado por homens, assim como pode ser praticado por mulheres. O ambiente deve ser aberto, sendo normalmente ambientes naturais.

A canoagem é disputada por equipes e, em cada uma, os participantes remam de forma sincronizada a fim de finalizar o percurso estabelecido. Os objetos usados nessa prática são uma canoa e remos, bem como equipamentos que garantam a segurança e a integridade dos competidores.

Tudo sobre canoagem: remo, velocidade e slalom

As entidades responsáveis pela promoção de eventos são a ICF, Federação Internacional de Canoagem, e a CBCa, Confederação Brasileira de Canoagem.

As modalidades da canoagem

As formas de se praticar a canoagem variam de acordo com o tamanho do percurso e as características dos obstáculos a serem passados.

  • Canoagem de velocidade: É uma das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos. São permitidos um, dois ou quatro participantes por equipe. O percurso em questão tem distância variável de 500 a 1000 metros.
  • Canoagem Slalom: Essa modalidade possui trajetos que podem variar de 250 a 300 metros. Os participantes devem passar por um número entre 18 e 25 portas no menor tempo possível e com o mínimo de erros.
  • Canoagem Oceânica: Destaca-se por sua dificuldade, é praticada em percursos no alto mar.
  • Canoagem Maratona: Modalidade de grandes percursos, tendo eles, no mínimo, 15 quilômetros.
  • Freestyle: Nessa prática, os praticipantes devem fazer certas manobras e movimentos em um certo tempo. Esses movimentos acumulam pontos ao fim da disputa.
  • Caiaque-Pólo: Jogo em que as equipes disputam sobre canoas pela marcação de gols em rios, piscinas ou lagos.
Gostou? Então compartilhe: