Natação: regras, benefícios, treinos, calorias

A natação consiste basicamente na movimentação sobre a água. É uma das práticas e uma das modalidades esportivas mais antigas. Algumas de tais modalidades fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Tudo sobre natação.

As dimensões de uma piscina olímpica são de 50 x 25 metros, e de 2 metros de profundidade. No geral, pode ser praticada em espaços tanto abertos quanto fechados, assim como pode ser praticada por homens e por mulheres. Os objetos usados para essa prática variam de acordo com a modalidade em questão. Nas competições da chamada natação pura, por exemplo, são usados apenas equipamentos que facilitem o deslocamento do competidor pela piscina, como toucas e óculos adequados. A entidade de âmbito internacional responsável pela fiscalização e pela manutenção dos eventos é a FINA, Federação Internacional de Natação.

As regras gerais da natação

Nas competições de natação pura, a piscina é dividida em 8 partes iguais, sendo cada uma delas denominada raia. Cada um dos competidores ocupa uma raia e aqueles que possuem os melhores tempos têm o direito de ocupar as raias mais centrais. As regras das competições variam de acordo com a forma como se nada: borboleta, peito, estilo livre ou nado de costas. Mas, no geral, um atleta ou uma equipe podem ser desclassificados da competição quando queimam a saída duas vezes ou quando não encostam alguma parte do corpo durante a virada na outra extremidade da piscina. Em caso de equipes de revezamento, além disso, se um competidor saltar na piscina antes que seu companheiro toque a borda dela, a equipe é eliminada.

Outras modalidades da natação

A prática da natação possui algumas variações, e muitas delas são, não só modalidades esportivas, mas modalidades olímpicas. Algumas das mais comuns são:

  • Natação pura
  • Pólo aquático
  • Águas abertas
  • Nado sincronizado
Gostou? Então compartilhe: