Parapente e paraquedismo: equipamentos, regras, modalidades, voo livre

O parapente é uma forma de voo livre muito semelhante ao paraquedismo. Pode ser uma prática com fins recreativos, mas também pode ser considerada uma modalidade de esporte radical. Pode ser praticado por homens e mulheres. O espaço adequado, por sua vez, é aberto, uma vez que consiste em saltar de grandes alturas.

Parapente, paraquedismo e voo livre.

Enquanto no paraquedismo o indivíduo apenas assiste sua queda ser suavizada, no parapente é possível não só controlar a queda, como prolongá-la e ter definir a direção a ser seguida. Um dos principais eventos de grande porte dessa modalidade esportiva é a Copa Mundial de Parapente. A entidade de âmbito internacional responsável pela manutenção da prática como esporte é a FAI, Federação Aeronáutica Internacional.

Equipamentos e acessórios utilizados no parapente

  • Botas de voo: Tratam-se de botas com proteção lateral. São usadas a fim de evitar que o competidor possa, por exemplo, torcer o tornozelo ao chegar no chão.
  • Capacete: É usado a fim de garantir a segurança do indivíduo, em caso de uma queda mais brusca inesperada, amanizando qualquer choque mecânico sofrido por sua cabeça.
  • GPS: É um acessório usados pelo indivíduo a fim de mantê-lo informado sobre a altura e a velocidade em que ele se encontra, bem como as coordenadas dos pontos por onde ele passa.
  • Óculos de sol: É usado a fim de garantir a integridade da visão do competidor, protegendo seus olhos contra a exposição excessiva a raios ultravioleta.
  • Paraquedas reserva: É usado em caso de problemas com o paraquedas principal, a fim de evitar que o competidor tenha uma queda brusca que possa colocar sua integridade em risco.
  • Variômetro: É um acessório utilizado pelo indivíduo para identificar a presença de massas de ar ascendentes ou descendentes, facilitando seu controle sobre o voo.

As modalidades de parapente

  • Acrobacia: Como o próprio nome diz, trata-se de uma modalidade em que são avaliadas as manobras feitas pelos competidores.
  • Cross country: Nessa modalidade, o objetivo principal é conseguir, ao final do voo, atingir a maior distância no menor intervalo de tempo possível.

Tudo sobre parapente e paragliding

Tudo sobre parapente e paragliding.

Gostou? Então compartilhe: