Regras da NHL – Como jogar hóquei no gelo

O hóquei no gelo é um esporte de origem canadense do século XIX e possui a NHL (National Hockey League) como sua principal competição esportiva em todo o mundo. Pode ser praticado por homens, bem como pode ser praticado por mulheres. É praticado em quadras cujas dimensões são de 62 metros x 26 metros, sendo a superfície delas coberta por uma grossa camada de gelo.

O esporte é disputado por duas equipes, cada uma delas contendo 6 jogadores na linha. Os objetos usados para sua prática são, principalmente, um disco, um taco em forma de “L” para cada jogador e patins para o gelo. Entretanto, em geral, é obrigatório aos jogadores o uso de certos equipamentos que garantam maior integridade física do participante ao longo da partida, em caso de acidentes.

Regras da NHL: aprenda a jogar hóquei no gelo

 

O objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos, feita ao fazer com que o pequeno disco atravesse a baliza do campo adversário. O hóquei no gelo éuma modalidade do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo, bem como dos Jogos Olímpicos.

As posições do hóquei

  • Goleiro: Também conhecido como guarda-redes. É o responsável por evitar que o disco atravesse a baliza de seu time, levando a equipe adversária a marcar um ponto.
  • Defensores: São responsáveis por tentar impedir que a equipe adversária marque pontos, através de jogadas ou de tentativas de adquirir a posse do disco. A defesa de um time não costuma ser responsável por fazer muitos gols.
  • Centro: Costumam ficar na região central da quadra e podem ser responsáveis tanto por jogadas de ataque quanto por jogadas de defesa. Em geral, são os jogadores que mais marcam pontos.
  • Wingers: Dividem-se em left winger (ala esquerdo) e right winger (ala direito). São responsáveis pela atuação nas laterais da quadra, contribuindo com os jogadores do centro para estratégias de ataque.

As regras do hóquei da NHL

  1. Uma partida de hóquei possui três tempos de 20 minutos cada um, havendo dois intervalos de 15 minutos entre cada um deles.
  2. O gol não é considerado quando é feito com as mãos, os pés ou a parte de cima do bastão. Cada gol marcado vale um ponto.
  3. O jogo começa em um momento denominado face-off. Nele, os jogadores de ambos os times se posicionam uns à frente dos outros. O árbitro, então, joga o disco, permitindo às equipes que elas comecem a disputa pela posse de tal disco
  4. Em uma partida de hóquei, é comum que haja conflitos físicos entre alguns jogadores. Nesses casos, cabe ao juiz suspender os jogadores por 5 minutos ou definitivamente da partida, de acordo com a gravidade dos atos.
  5. Offside: É o momento em que um jogador se encontra dentro da linha azul de ataque e antes do disco. Quando isso acontece, o árbitro para o jogo e é feito um outro face-off.
  6. Icing: É o momento em que um jogador tenta marcar um ponto golpeando o disco estando atrás da linha vermelha central de ataque. Nesse caso, cabe ao árbitro parar o jogo e ordenar um outro face-off.
  7. A equipe vencedora é aquela que conseguir conquistar mais pontos ao fim do jogo.
Gostou? Então compartilhe: