Regras do jogo de Tênis – Como jogar Tênis

O tênis é um esporte de origem inglesa no século XIX. Atualmente, é famoso por ser praticado em grandes torneios internacionais, como os Grand Slams: o Aberto da Austrália (Australian Open), o Roland Garros, na França, o Wimbledon, na Inglaterra, e o Aberto dos EUA (US Open).

Pode ser jogado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, sendo esses geralmente divididos em categorias de faixa etária. As equipes podem ser constituídas por um jogador ou por uma dupla de jogadores, podendo a dupla ser mista.

A quadra é dividida em seu meio por uma rede e cada uma das metades é chamada meia-quadra. Os instrumentos usados para a prática desse esporte são uma raquete e uma bola, e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos, fazendo com que a bola ultrapasse a linha base da meia-quadra adversária ou com que ela toque o chão mais de uma vez antes que seja rebatida.

Todas as regras do Tênis para aprender a jogar.

As regras do tênis

O sistema de marcação de pontos do tênis subdivide o jogo em games e sets. Um game é constituído por um conjunto de pontos, sendo a contagem desses feita por 15, 30, 40 e game. Um set, por sua vez, é um agrupamento de games, sendo a contagem feita por 1, 2, 3, 4, 5 e set.

O jogador ou a dupla que faz o primeiro saque é escolhido através de um sorteio. Um game é conquistado por uma equipe quando essa conseguir 6 games, com pelo menos 2 games de vantagem sobre a equipe adversária. Em caso de pontuação de 40 x 40, o desempate é feito pela conquista de dois pontos seguidos por uma equipe.

Quando há empate de 6 x 6, por sua vez, disputa-se um tie-break. Nesse desempate, ganha o set o jogador que conquistar 7 pontos com vantagem de dois pontos sobre o adversário. A equipe vencedora é aquela que alcançar primeiro o número de sets pré-definido.

Vocabulário usado no tênis

  • Ace: Saque que não dá ao adversário chance de rebater a bola.
  • Approach (aproximação): Golpe que proporciona ao jogador tempo para se aproximar da rede e tentar executar um volley/voleio.
  • Backhand: Golpe dado com a mão esquerda e com as costas da mão viradas para frente.
  • Break: Game conquistado pelo jogador adversário àquele que sacou a bola.
  • Drive: Qualquer golpe dado quando se está fundo da quadra.
  • Love: Termo equivalente a “zero”.
  • Slice (fatiar): Golpe dado, quase que horizontalmente, como se o jogador estivesse “fatiando” a bola, muito usado como forma de defesa quando não se está bem posicionado o suficiente para fazer um drive.
  • Smash: Golpe dado a uma altura acima da cabeça.
  • Volley (voleio): Golpe, geralmente feito próximo à rede, em que a bola é rebatida antes mesmo de tocar a meia-quadra.
  • Winner: Ponto marcado sem que o adversário consiga alcançar a bolinha.
Gostou? Então compartilhe: