Regras do Tênis de Mesa – Como jogar Ping Pong

O Tênis de Mesa (popularmente conhecido como Ping Pong) é um esporte de origem inglesa do século XIX. Atualmente, é um dos esportes mais populares do mundo em número de jogadores, sendo a China um dos países em que mais se joga. Os dois grandes eventos esportivos em que o tênis de mesa é praticado hoje são o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa e os Jogos Olímpicos.

Tênis de Mesa: Regras oficiais do Ping-Pong

 

Por muito tempo, usou-se o nome ping pong para se referir a esse esporte, até que esse se tornou uma marca registrada. Hoje, o termo pingue-pongue é usado apenas para se referir ao jogo com fins recreativos. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, bem como pode ser jogado por um jogador ou uma dupla em cada equipe. As partidas ocorrem sobre uma mesa retangular, onde há uma rede que a divide ao meio, e os objetos usados no tênis de mesa são uma raquete e uma bola.

O objetivo do jogo é a marcação de pontos, por meio de faltas cometidas pelos jogadores adversários ou fazendo com que a bola atravesse a linha base da área adversária na mesa.

As regras do tênis de mesa

Uma partida de tênis de mesa é sempre dividida em números ímpares de sets. Os campeonatos nacionais costumam ter 5 sets e os internacionais, 7 sets.

Dessa forma, os respectivos torneios são disputados em melhor de 5 e de 7, ou seja, a equipe que conquistar, respectivamente, 3 e 5 sets é considerada a vencedora. Cada set é vencido no momento em que um jogador completa 11 pontos. Em caso de empate de 10 pontos para ambas as equipes, o desempate é feito quando um dos jogadores ou duplas conquista dois pontos de vantagem em relação ao adversário.

A equipe que começa o jogo com o direito de saque é escolhida através de um sorteio. Independente de quem conquiste os pontos, as regras do tênis de mesa indicam que cada equipe tem o direito de sacar duas vezes consecutivas. Caso a equipe seja constituída de uma dupla, cada jogador deverá sacar apenas uma vez.

Além disso, há uma série de restrições e imposições a esses. Durante o saque, o jogador deve segurar a bola a uma determinada altura e deve sacá-la a uma altura de 16 centímetros acima da posição de repouso em que ela se encontrava.

A bola, por sua vez, deve tocar seu lado da mesa e o lado adversário da mesa. O ponto é marcado quando a bola atravessa a linha de fundo do lado adversário ou quando o adversário comete faltas, tais como fazer com que a bola encoste na rede ou saia da mesa pelas laterais.

O sistema de aceleração

  • Além de manter o dinamismo da partida, é usado para garantir que não haja falta de competitividade
  • Assegura a proibição da simples troca de bola, sem a intenção de marcar pontos
  • Determina que, se, com 10 minutos de duração de um set, nenhuma das equipes alcançar a quantia de 9 pontos, a equipe que fizer os próximos 13 retornos bem executados ganhará o ponto
Gostou? Então compartilhe: