Regras do Triatlo: tudo sobre treinamento e história do triathlon

O triatlo (triathlon) é uma modalidade esportiva que surgiu na cidade de San Diego na década de 1970. Tal evento atlético consiste na combinação de três provas, que, de acordo com as regras, devem ser realizadas consecutivamente e sem interrupção pelos competidores. Na maioria dos eventos esportivos atuais, o triatlo denomina um conjunto de práticas composto por natação, ciclismo e corrida. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, em espaços tanto fechados quanto abertos.

Tudo sobre Triatlo e Triathlon

Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. Na natação, por exemplo, são usados equipamentos que garantam maior eficiência no deslizamento sobre a água, como toucas e óculos adequados. No ciclismo, por sua vez, é usada uma bicicleta apropriada, bem como equipamentos que garantam a segurança do participante. O objetivo principal de uma equipe em tal esporte é conseguir executar todas as tarefas em um tempo menor que os demais competidores.

As principais organizações de triatlo

O triatlo possui uma entidade em âmbito global, responsável pela manutenção das regras e pela promoção e fiscalização de eventos de grandes porte. Tal entidade é a ITU, União Internacional de Triatlo. No Brasil, por sua vez, também há uma organização com funções semelhantes, porém com influência e aplicação em nível mais local. Esse grupo recebe o nome de CBTri, Confederação Brasileira de Triatlo.

As formas e modalidades do triatlo

As variações do triatlo são denominadas de acordo com as distâncias a sere percorridas em cada uma das modalidades. Algumas dessas principais variações são:

  • Ironman: 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida
  • Meio-Ironman: 1.9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida
  • Sprint: 760 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida
  • Olímpico: 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida
  • Ultraman: 10 quilômetros de natação, 421 quilômetros de ciclismo e 84 quilômetros de corrida
Gostou? Então compartilhe: