Regras para jogar Peteca – Como jogar?

A peteca é um esporte de origem brasileira, mais precisamente de origem indígena. É um esporte de grande popularidade no Brasil, mas também tem sido introduzido em regiões da Europa, tais como a Alemanha, onde tem sido gradativamente mais praticado. Sua estrutura se assemelha à do vôlei, mas é consideravelmente simples e não apresenta regras muito complexas.

Assim como no vôlei, há uma rede que atravessa a quadra, dividindo-a em dois campos iguais que serão ocupados pelas equipes adversárias. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, sendo esses divididos por faixa etária.

Como jogar Peteca. Aprenda as regras.

 

O objeto usado na prática desse esporte recebe o mesmo noem, peteca. Trata-se de uma base com um peso de borracha, em que são fixadas, em geral, quatro penas de tamanho médio. O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário.

Diferenças estruturais entre a peteca e o vôlei

  • A estrutura da quadra é semelhante, porém apresenta dimensões menores e variáveis. Enquanto uma quadra de vôlei possui dimensões de 18 x 9 metros, uma quadra de vôlei para dois jogadores em cada time tem 15 x 7,5 metros e uma para um jgoador, 15 x 4 metros.
  • A altura da rede é variável em um jogo de peteca, de acordo com a faixa etária em que se encontram os jogadores e o sexo a que pertencem. Na categoria de 12 anos, por exemplo, a rede para jogos masculinos deve apresentar 2,43 metros de altura, enquanto a rede para jogos femininos deve apresentar 2,24 metros.
  • O número de jogadores de vôlei é fixo: Cada equipe deve contar com 6 jogadores em quadra. Na peteca por sua vez, é permitido que cada equipe tenha um ou dois jogadores.

As regras da peteca

  1. A duração de um jogo de peteca é variável: Cada set dura, no máximo, 20 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.
  2. As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.
  3. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária
  4. A receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária
  5. Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.
Gostou? Então compartilhe: