Taekwondo: golpes, faixas e regras deste esporte de combate

O taekwondo é um esporte de origem coreana do século XX. É considerado uma arte marcial com o intuito de desenvolver a defesa pessoal, bem como uma modalidade esportiva em eventos de âmbito internacional, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, podendo também esses serem de todas as faixas etárias.

Para a prática desse esporte, não são usados objetos, mas apenas o próprio corpo. Entretanto, alguns acessórios, tais como capacetes e protetores bucais, são recomendáveis para garantir a proteção de regiões de risco dos corpos dos lutadores. É uma forma de luta que prioriza a execução de pontapés sobre o uso dos punhos. A entidade de âmbito global responsável pela organização e fiscalização de grandes eventos e da manutenção das regras é a Federação Internacional de Taekwondo.

Conheça todas as regras do Taekwondo. Como lutar Taekwondo.

As faixas do taekwondo

O desempenho de um lutador de taekwondo é medido e indicado de acordo com um sistema de cores de faixas usadas em sua vestimenta. Esse sistema é dividido de duas formas: primeiramente em gubs e depois, em dans. As graduações de faixas gubs se tratam de uma sequência de cores e combinações de cores, enquanto as graduações de faixar dans constituem variações da faixa preta. A ordem crescente das faixas gubs segue é a seguinte:

  • Branca
  • Branca com ponta amarela
  • Amarela
  • Amarela com ponta verde
  • Verde
  • Verde com ponta azul
  • Azul
  • Azul com ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha com ponta preta
  • Preta

As regras do taekwondo

  1. Segundo as determinações da WTF, Worldwide Taekwondo Federation, as lutas tem duração variável, de acordo com o nível de graduação atingido pelo lutador. Para os faixas-preta, a luta tem duração de 6 minutos, sendo dividida em três rounds de 2 minutos. Para os lutadores de faixas coloridas, a luta tem duração de 3 minutos e se divide em dois rounds de um minutos e meio.
  2. Os golpes dados acumulam pontos para o lutador que os fizer. Um chute dado no tórax vale 1 ponto; um chute giratório no tórax, por sua vez, vale 2 pontos; um chute na cabeça vale 3 pontos e um chute giratório na cabeça, 4 pontos.
  3. Caso um dos lutadores consiga nocautear seu oponente, ele é considerado vencedor da partida.
  4. Caso nenhum dos lutadores seja nocauteado, ao final do último round, é feita uma contagem de pontos de acordo com os golpes executados. Aquele que tiver acumulado mais pontos é, então, considerado vencedor da partida.
  5. Em caso de empate, é feito um outro round e o lutador que conquistar o chamado Golden Point vence. O Golden Point é conquistado por qualquer golpe executado.
  6. Se um dos lutadores tiver vantagem de 12 pontos ao final do segundo round, sua vitória também pode ser declarada
Gostou? Então compartilhe: