Regras de jogos e esportes coletivos, individuais e radicais como: futebol, vôlei, basquete, tênis, handebol, futsal, futebol americano, rugby, skate, UFC, atletismo e muitos outros…
O skate, ou skateboarding, é um esporte de origem norte-americana de meados do século XX. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Como…
O skate, ou skateboarding, é um esporte de origem norte-americana de meados do século XX. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Como modalidade esportiva, e também como prática recreativa, o espaço adequado são pistas que possuem trechos de elevações para que sejam executadas as manobras. Tais pistas são comumente encontradas em meios urbanos e nelas, muitas vezes, são feitas disputas formais.
Apesar de haver variações nas formas como se pratica essa modalidade, um dos objetivos principais tem base na criatividade e no grau de dificuldade com que certos movimentos são feitos pelo participante quando ele está sobre um skate. Um dos principais eventos de skate no país é o Circuito Brasileiro de Skate Profissional e a entidade nacional responsável pela manutenção e promoção de eventos formais relacionados a esse esporte é a CBSk, Confederação Brasileira de Skate.
O objeto que torna possível a prática desse esporte leva o mesmo nome: skate. Consiste basicamente numa prancha com quatro rodas que permitem o deslocamento do participante. Além disso, são usados também equipamentos que garantem a proteção e a integridade física do participante. O skate é formado por oito partes, sendo elas:
As diferentes modalidades de skateboarding consistem no ambiente em que são praticados e nas formas como as manobras são realizadas. Alguns dos mais comuns são:
Categorias: Esporte Individual, Esporte Radical, Esportes de Ação