Regras do Esporte

Regras de jogos e esportes coletivos, individuais e radicais como: futebol, vôlei, basquete, tênis, handebol, futsal, futebol americano, rugby, skate, UFC, atletismo e muitos outros…

Regras do softbol — História, fundamentos e regras


O softball, ou softbol, é um esporte originado nos Estados Unidos, em 1887. Foi criado com base no baseball, ou beisebol, tendo sido feitas…



O softball, ou softbol, é um esporte originado nos Estados Unidos, em 1887. Foi criado com base no baseball, ou beisebol, tendo sido feitas adaptações para que pudesse ser praticado em espaços cobertos. Apesar disso, com a sua popularização, o softbol passou a ser muito praticado em espaços abertos.
O órgão mundial regulador de ambos os esportes é o mesmo: a Confederação Mundial de Softbol e Beisebol (do inglês, World Baseball Softball Association). No Brasil, a situação se repete, sendo a instituição a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.
O softbol integrou os Jogos Olímpicos pela primeira vez nos jogos de Atlanta, em 1966. Estruturado como uma modalidade oficialmente feminina, também é disputado por equipes masculinas e integrará os Jogos Olímpicos de 2021 em Tóquio.

Fundamentos

  1. Os times têm nove ou dez jogadores. Em uma partida, um dos times assume a posição de defesa, sendo responsável por arremessar a bola, e o time adversário assume a posição de ataque, sendo responsável por rebater a bola.
  2. Cada partida tem sete turnos, chamados de innings. Os times revezam as posições entre si a cada inning.
  3. O campo é semelhante ao do beisebol. Tem formato triangular e é dividido em campo interno e campo externo. No campo interno, há quatro bases formando um quadrilátero, conhecido como diamante. As bases são chamadas de home plate, primeira base, segunda base e terceira base.

Regras

  1. O arremessador fica no centro do quadrilátero, enquanto o batedor fica na home plate e o apanhador atrás da home plate.
  2. O time com o objetivo de marcar pontos é o time da defesa. Quando a bola é arremessada e rebatida, o batedor deve fazer um percurso pelas quatro bases. Enquanto isso, os jogadores da equipe adversária devem tentar anular a jogada do batedor. Essa anulação pode acontecer de várias formas, como pegar a bola e encostá-la no batedor ou pegar a bola e passá-la para a home plate antes que o batedor retorne a essa base. Caso o batedor consiga concluir o percurso, ele marca um ponto, chamado de run.
  3. Quando a bola é arremessada e o batedor erra, há um strike (vantagem para o time adversário).
  4. Caso o batedor não tente rebater a bola arremessada, pode ser considerado um m strike (vantagem para o time adversário) ou um ball (vantagem para o time da defesa), cabendo ao árbitro determinar.
  5. Quando três strikes são marcados, o batedor deve sair de campo e ser substituído por outro.
  6. A marcação de quatro balls pelo batedor equivalem a um walk, ou seja, o batedor pode ir até a primeira base. Um walk aumenta as chances do time da defesa de marcar pontos.
  7. Ao final de uma partida, o time com maior número de runs ganha o jogo. Em caso de empate, pode haver mais de sete innings.

Diferenças entre o beisebol e o softbol

Embora sejam muitos parecidos, o beisebol e o softbol têm pequenas diferenças entre si. A bola de softbol é maior e o campo tem dimensões menores. Uma partida de beisebol tem nove innings, em vez de sete. Em geral, apresentam também algumas diferenças em relação a gestos técnicos, como a forma de lançamento.