Regras do Esporte

Regras de jogos e esportes coletivos, individuais e radicais como: futebol, vôlei, basquete, tênis, handebol, futsal, futebol americano, rugby, skate, UFC, atletismo e muitos outros…

Regras do tiro com arco — Fundamentos, história e equipamentos


O tiro com arco é conhecido por ser praticado desde as primeiras civilizações, havendo evidências pré-históricas, basicamente com função de caça. Mas, a partir…



O tiro com arco é conhecido por ser praticado desde as primeiras civilizações, havendo evidências pré-históricas, basicamente com função de caça. Mas, a partir do século XVI, essa atividade passou a ser considerada como prática esportiva, passando a integrar os Jogos Olímpicos em 1900. Retirado e reinserido ao longo do século XX, voltou definitivamente em 1972 até os dias atuais, sendo uma modalidade esportiva dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

A FITA, Federação Internacional de Tiro com Arco, postula dois tipos de arco a serem usados durante as competições modernas: o recurvo e o composto.

O arco recurvo é formado por duas lâminas curvas arqueadas nas extremidades, onde é fixada a corda. O objetivo é auxiliar no acúmulo de energia pelo arco. O equipamento pode contar também com uma mira e um estabilizador, que consiste em um peso de compensação para evitar vibrações.

O arco composto, ao contrário do arco recurvo, não tem arqueamentos, mas apresenta roldanas. Essas roldanas são responsáveis pela movimentação das cordas, proporcionando ao arqueiro menos esforço para tencionar as cordas e, consequentemente, maior estabilidade e precisão.

Regras

Nos Jogos Olímpicos, os quatro eventos de tiro com arco são realizados ao ar livre e são disputados por ambos os gêneros, individualmente ou em equipes. O arco utilizado é o recurvo e a distância é de 70 metros. A seguir, serão apresentadas as regras da disputa:

  1. A primeira rodada é qualificatória. Os 64 arqueiros disparam 6 séries de 6 flechas em duas rodadas, com o objetivo de acertar um alvo de 1,22 metros de diâmetro. Cria-se, então, um ranking de pontuação e formam-se chaves para a fase eliminatória, isto é, o 1º contra o 64º, o 2º contra o 63º etc.
  2. Na segunda fase, eliminatória, os dois arqueiros disparam 3 flechas em 4 rodadas, a 70 metros de distância do alvo. O arqueiro com a maior pontuação passa para a fase seguinte.
  3. O competidor com a maior pontuação somada é o vencedor e essa vitória concede a ele 2 pontos. Em caso de empate, cada um dos competidores receberá 1 ponto. O vencedor desta fase é o primeiro competidor que marcar 6 pontos e esse terá o direito de competir na próxima fase.
  4. O vencedor da disputa é o competidor que vencer todas as seis fases: o round de 64 competidores, o round de 32 competidores, as oitavas de final, as quartas de final, a semifinal e a final. Os competidores eliminados nas semifinais disputam as medalhas de prata e de bronze.

O tiro com arco também é uma modalidade dos Jogos Paraolímpicos desde o início, em 1960. A modalidade pode ser disputada por atletas com limitações nas pernas, cadeirantes ou não. Há, também, uma modalidade para deficientes visuais, com o auxílio de recursos táteis ou de assistentes, mas essa categoria não integra o programa dos Jogos Paraolímpicos.